Esta página reúne as apresentações que envolvem o Museu de Anatomia Humana
Prof. Dr. Renato Locchi nos Congressos Acadêmicos da UNIFESP
Anais do congresso não disponíveis até o momento.
SAVIO DI STASI ZANON - DISCENTE -
JOAO LUCAS ARAUJO DA SILVA SA - DISCENTE -
MARIA CLARA RODRIGUES SILVA - DISCENTE -
BEATRIZ DA SILVA FRANCA - DISCENTE -
VICTORIA CARDOSO GUISELINE - DISCENTE -
VINICIUS SILVA SANTOS - DISCENTE -
JOAO VITOR DE LIMA GALHARDO - DISCENTE -
GABRIELLE MARIA BARBOSA DE ANDRADE - DISCENTE -
VICTORIA SOUSA LEITE - DISCENTE -
VINICIUS BORGES SOUZA - DISCENTE -
ERICK MATOS LEANDRO - DISCENTE -
RAFAEL JUN NISHIDATE MORIKAWA - DISCENTE -
MONALIZA SOUZA NEVES - DISCENTE -
LARISSA VIQUETI BETTO - DISCENTE -
GABRIELA DE ALBUQUERQUE SENA - DISCENTE -
LUANDERSON BONFIM CARVALHO - DISCENTE -
MARIANA SCHREIBER GARCIA - DISCENTE -
JUANA LUCIA ROMERO BELTRAN - DISCENTE -
MAYARA FERNANDA DA SILVA NERY - DISCENTE -
AMANDA PEDROSO CUNHA - DISCENTE -
LUIS OTAVIO CARVALHO DE MORAES - COORDENADOR(A) -
BEATRIZ KASSAWARA MALPIGHI - DISCENTE -
GIULIA FENOCCHIARO BERTI SOUZA - DISCENTE -
GABRIEL KOSHIRO RODRIGUES HORIUCHI - DISCENTE -
INTRODUÇÃO: As universidades públicas possuem três pilares que compõem a sua existência: o ensino, a pesquisa e a extensão. Extensões visam o retorno do que é gerado nas instituições para a sociedade. Em vista disso, sabe-se que o desejo de se aprender sobre o funcionamento e a estrutura do corpo humano é muito antigo. Com o passar dos anos, esse conhecimento foi transmitido de diversas formas chegando, hoje, a modelos anatômicos de plástico e modelos virtuais. Tais formas têm valor didático, mas não representam a anatomia real, com sua diversidade de variações anatômicas e similaridades visuais entre alguns tecidos in natura. Buscando um estudo anatômico que melhor represente a realidade do corpo, desde a década de 60, o Museu de Anatomia Humana Prof. Dr. Renato Locchi possui um acervo de centenas de peças anatômicas cadavéricas para exposição organizada e em constante atualização. OBJETIVO: Difundir o conhecimento sobre a morfologia do corpo humano para a sociedade em geral, de forma gratuita, recebendo visitas de instituições de ensino fundamental, médio, técnico e superior, cursinhos pré-vestibulares, munícipes e os demais interessados. MATERIAIS E MÉTODOS: Este projeto ocorre no piso térreo do Edifício Leitão da Cunha, com as peças anatômicas mantidas desde a criação do Museu de Anatomia. O projeto é desenvolvido em duas formas: No primeiro semestre de cada ano, os discentes do 1° termo do curso de graduação em biomedicina (UNIFESP/EPM) realizam visitas monitoradas ao museu; no segundo semestre, um aluno do 2° ano da biomedicina recebe os visitantes. Todos os grupos de visitantes agendam a visita previamente, com preferência a instituições públicas. Paralelamente e durante todo o ano, o discente do 2° ano também desenvolve melhorias para o museu, organizando as peças do acervo e identificando as que precisam de reparos, preparando materiais informativos sobre o museu e mantendo o registro de visitantes. Todos os anos, é solicitada uma bolsa do Programa Institucional de Bolsas de Extensão da Unifesp (PIBEX) como incentivo ao aluno do 2° ano da biomedicina, que é selecionado no início do ano (quando está no 3° termo). Este projeto é cadastrado junto à ProEC sob o n° 22540. RESULTADOS: Durante o ano de 2024 foram registrados 1136 visitantes, distribuídos entre 4 visitas monitoradas pelos discentes de biomedicina, com uma média de 35 visitantes cada. O projeto do Museu participou da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) e da Primavera dos Museus do Instituto Brasileiro de Museus. As demais visitas ocorreram de maneira contínua durante o ano letivo. Em 2024, também foi produzido um vídeo sobre o Museu para a 1ª Mostra Virtual de Programas e Projetos de Extensão da UNIFESP. CONCLUSÃO: O histórico do projeto evidencia a procura pelo conhecimento acerca do corpo humano. Tradicionalmente, esse conhecimento alcança somente os cursos da área de saúde, porém este projeto ultrapassa essa fronteira, difundindo conhecimento anatômico à população. As perspectivas futuras para o museu após pandemia e greve de 2024 são: aumentar o número de visitantes, completar o inventário do acervo e reestruturar o site do museu.
Acesse o trabalho nos anais do congresso:
RAFAELA COTTA SCHULTZ - DISCENTE -
LUARA SILVA SUGUIMOTO - DISCENTE -
LUIS OTAVIO CARVALHO DE MORAES - COORDENADOR(A) -
LUCAS PINA RODRIGUES - DISCENTE -
BEATRIZ NAOMI AOKI NISHIDA - DISCENTE -
GIOVANA SOUZA MARQUES DOS SANTOS - DISCENTE -
LAíSA DE ALMEIDA - DISCENTE -
LUANA GUEDES VEIGA - DISCENTE -
HELOISA MELO BISPO - DISCENTE -
LARA LOPES SIQUEIRA - DISCENTE -
HANIELY GUSTAVO DA SILVA GASBARO - DISCENTE -
DANIEL ALVES DE FREITAS - DISCENTE -
THIAGO MARTIN RIBEIRO DOS SANTOS - DISCENTE -
PEDRO DOS SANTOS DE SOUZA - DISCENTE -
LETíCIA VIEIRA DE OLIVEIRA - DISCENTE -
TATIANA FORTES DE SOUZA - DISCENTE -
MARCELA ESTRELA LOURENçO - DISCENTE -
DANIELLY APARECIDA ALVES TORRES - DISCENTE -
VICTóRIA GONçALVES MENDES - DISCENTE -
CHRISTIAN RAFAEL APARECIDO DOS SANTOS - DISCENTE -
BEATRIZ EMY OMASA - DISCENTE -
HELLEN CAMPOS MACENA - DISCENTE -
JOAQUIM CARVALHO DE FREITAS - DISCENTE -
MELISSA FATAL - DISCENTE -
JULIANA HAMURI SAITO - DISCENTE -
YASMIN GOULART RONCATI - DISCENTE -
FELIPE ERNESTO NEVES MORAES - DISCENTE -
LIVIA TAVARES CONSOLI - DISCENTE -
MAYSA DE CARVALHO DOMINGOS - DISCENTE -
REBECA CHUNG PEREZ - DISCENTE -
SÁVIO DI STASI ZANON - DISCENTE -
INTRODUÇÃO: As universidades públicas possuem três pilares que condicionam a sua existência: o ensino, a pesquisa e a extensão. Dentre os três, a extensão é a que está intimamente ligada com o retorno proveitoso do que é produzido nas instituições para a sociedade no geral. A busca pelo conhecimento é inerente ao ser humano, desde os primórdios urge a necessidade de se aprender sobre o funcionamento e a estrutura do corpo humano, com o passar dos anos esse conhecimento foi transmitido de diversas formas, chegando, hoje, a modelos anatômicos de plástico, que em certa instância é didático, mas não é a forma fidedigna de se aprender sobre o corpo humano. Desde a década de 70, o Museu de Anatomia Prof. Dr. Renato Locchi, possui um acervo de peças anatômicas cadavéricas para exposição da anatomia humana, de forma acessível, organizada e em constante atualização. OBJETIVO: Difundir o conhecimento sobre a morfologia do corpo humano entre a comunidade de forma gratuita, realizando o atendimento às escolas de ensino fundamental, médio e superior, cursinhos pré-vestibulares, munícipes e os demais interessados em visitar o Museu. MATERIAIS E MÉTODOS: De forma organizada o projeto é mantido de duas formas: No primeiro semestre de cada ano, os discentes do curso de graduação, do 1?º termo da biomedicina (Unifesp/EPM), realizam as visitas monitoradas ao museu; paralelamente e durante o 2?º semestre, há o trabalho de organização das peças e visitas monitoradas realizadas pelo discente, bolsista PIBEX, responsável. RESULTADOS: Durante o ano de 2023 foram realizadas 2553 visitas: sendo distribuídas em 4 visitas monitoradas pelos discentes de biomedicina, com uma média de 40 visitantes cada; houve a incorporação do Museu no itinerário da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) ? Unifesp/EPM, com 3 dias de visitas monitoras pelo bolsista, com uma média de 50 visitantes cada; as demais visitas ocorreram de maneira contínua durante o ano letivo. CONCLUSÃO: Os dados supracitados evidenciam a existência da procura pelo conhecimento acerca do corpo humano, sendo esse o principal legado das visitas, que tradicionalmente é ministrado somente em cursos da área de saúde. O projeto ultrapassa essas fronteiras agregando na formação dos profissionais de outras áreas, além de atravessar os muros da Universidade e alcançar a população. As perspectivas futuras para o museu pós-pandemia são: aumentar o número de visitantes, inserir novas tecnologias, colaborar para visitas interativas e publicar um trabalho científico em algum periódico de impacto.
Acesse o trabalho nos anais do congresso:
SERGIO RICARDO MARQUES - COLABORADOR(A)
MARCELA MARIA URSULA DOS SANTOS - DISCENTE
LEONARDO BERRíO GóMEZ - DISCENTE
ABIGAIL VICTORIA DOS SANTOS VIEIRA - DISCENTE
ALANA SIMAL MARQUES - DISCENTE
ANA JúLIA FERREIRA DE ALMEIDA - DISCENTE
CéSAR AUGUSTO LIMA DA SILVA - DISCENTE
JULIANE PORTELA COSTA MAROTTI - DISCENTE
MILENA SANTANA CRUZ - DISCENTE
VICTOR FEITOSA ALVES - DISCENTE
LUCIANA OZEKI MATSUCHITA - DISCENTE
GABRIELLA FERREIRA DE OLIVEIRA - DISCENTE
NICOLLE MARIA LEME GILIOLI - DISCENTE
BEATRIZ NOGUEIRA AMARO - DISCENTE
ALEXANDRE RODRIGUES MANO JUNIOR - DISCENTE
MIRALDA APARECIDA CONCEIçãO DE ALMEIDA - DISCENTE
ISABEL SAKANOUE LEITE - DISCENTE
SáVIO DI STASI ZANON - DISCENTE
LUIS OTAVIO CARVALHO DE MORAES - COORDENADOR(A)
CAROLINE SPOSITO SILVA - DISCENTE
MARCELO CAVENAGHI PEREIRA DA SILVA - COLABORADOR(A)
DIOGO CORREA MALDONADO - COLABORADOR(A)
ELIANE FLORENCIO GAMA - COLABORADOR(A)
GABRIEL RODRIGUES DA SILVA - DISCENTE
HANS SCHREIBER ESSI - DISCENTE
ANDRé VELOSO GUERRA - DISCENTE
NICOLE KUTLESA ZUNINO - DISCENTE
LUíZA MARIA PEREIRA CAMPOS - DISCENTE
MICAELE NASCIMENTO AQUINO - DISCENTE
ANA CAROLINA BAPTISTA DOS SANTOS - DISCENTE
DANIELA MIWA NISHIGUCHI - DISCENTE
ISABELA BINOTI DE LIMA - DISCENTE
ISABELLE BERTTI MORANDI - DISCENTE
LIVIA CONTE FEITOSA - DISCENTE
LUIZA BACHA CARDOSO - DISCENTE
GIOVANNA ROSA MIRANDA - DISCENTE
Introdução: A busca pelo conhecimento do corpo humano e o seu funcionamento tem sido objeto de estudo desde os primórdios da humanidade; hoje, com a globalização e a internet, o conhecimento da anatomia do corpo humano e sua fisiologia estão ao alcance de qualquer cidadão; o interesse por ver peças anatômicas dissecadas e preparadas deixou de ser exclusivo daqueles que buscam cursos na área da saúde como profissão, e passou a ser importante para aqueles que desejam conhecer o próprio corpo e entender o seu funcionamento. Pelo exposto, o Museu de Anatomia Humana Professor Renato Locchi da EPM/UNIFESP ao longo dos anos vem sendo solicitado por escolas da rede pública e/ou privada, cursinhos pré-vestibulares e alunos de pós-graduação da própria Instituição, para visitas em busca deste conhecimento. Objetivo: o objetivo do programa é realizar o atendimento às escolas de ensino fundamental, médio e superior, cursinhos pré-vestibulares, munícipes e todos demais interessados em visitar o Museu. Material e Métodos: Desde a década de 70, o Museu é visitado, entretanto em 2019 faz parte do Programa de Extensão da UNIFESP, possuindo as atividades extensionistas mais ativas, principalmente envolvendo os discentes da graduação. Resultados e Conclusão: Assim foram realizadas algumas ações: 1. Catalogação do acervo já existente; 2. limpeza e melhoria na infraestrutura do museu; 3. Aumento do número de peças anatômicas do acervo do museu pelas dissecações realizadas pelos discentes do curso de medicina; 4. visitas guiadas pelos discentes do curso biomédico. O principal legado das visitas é o conhecimento do Corpo Humano tradicionalmente ministrado em cursos da área de saúde, atravessem essas fronteiras e venham a agregar na formação dos profissionais de outras áreas, além de atravessar os muros da Universidade e alcançar a população. As perspectivas futuras para o museu pós-pandemia são: aumentar o número de visitantes, inserir novas tecnologias, colaborando para visitas interativas e publicar um trabalho científico em periódico de impacto.
Acesse o trabalho nos anais do congresso:
SERGIO RICARDO MARQUES - COLABORADOR(A)
LUIS OTAVIO CARVALHO DE MORAES - COORDENADOR(A)
MARCELO CAVENAGHI PEREIRA DA SILVA - COLABORADOR(A)
DIOGO CORREA MALDONADO - COLABORADOR(A)
ALEXANDRE AUGUSTO PINTO CARDOSO - COLABORADOR(A)
ELIANE FLORENCIO GAMA - COLABORADOR(A)
MAGNO CESAR VIEIRA - COLABORADOR(A)
Introdução: A busca pelo conhecimento do corpo humano e o seu funcionamento tem sido objeto de estudo desde os primórdios da humanidade; hoje, com a globalização e a internet, o conhecimento da anatomia do corpo humano e sua fisiologia estão ao alcance de qualquer cidadão; o interesse por ver peças anatômicas dissecadas e preparadas deixou de ser exclusivo daqueles que buscam cursos na área da saúde como profissão, e passou a ser importante para aqueles que desejam conhecer o próprio corpo e entender o seu funcionamento. Pelo exposto, o Museu de Anatomia Humana Professor Renato Locchi da EPM/UNIFESP ao longo dos anos vem sendo solicitado por escolas da rede pública e/ou privada, cursinhos pré-vestibulares e alunos de pós-graduação da própria Instituição, para visitas em busca deste conhecimento. Objetivo: o objetivo do programa é realizar o atendimento às escolas de ensino fundamental, médio e superior, cursinhos pré-vestibulares, munícipes e todos demais interessados em visitar o Museu. Material e Métodos: Desde a década de 70, o Museu é visitado, entretanto em 2019 faz parte do Programa de Extensão da UNIFESP, possuindo as atividades extensionistas mais ativas, principalmente envolvendo os discentes da graduação. Resultados e Conclusão: Assim foram realizadas algumas ações: 1. Catalogação do acervo já existente; 2. limpeza e melhoria na infraestrutura do museu; 3. Aumento do número de peças anatômicas do acervo do museu pelas dissecações realizadas pelos discentes do curso de medicina; 4. visitas guiadas pelos discentes do curso biomédico. O principal legado das visitas é o conhecimento do Corpo Humano tradicionalmente ministrado em cursos da área de saúde, atravessem essas fronteiras e venham a agregar na formação dos profissionais de outras áreas, além de atravessar os muros da Universidade e alcançar a população. As perspectivas futuras para o museu pós-pandemia são: aumentar o número de visitantes, inserir novas tecnologias, colaborando para visitas interativas e publicar um trabalho científico em periódico de impacto.