Código ProEC: 22540
Coordenador: Prof. Dr. Luís Otávio Carvalho de Moraes Técnico: Anderson Pereira
Esta é uma Extensão curricularizada, que faz parte da matriz curricular do curso de Biomedicina da UNIFESP, na disciplina de Anatomia Descritiva.
As universidades públicas possuem três pilares que compõem a sua existência: o ensino, a pesquisa e a extensão. Extensões visam o retorno do que é gerado nas instituições para a sociedade. Em vista disso, sabe-se que o desejo de se aprender sobre o funcionamento e a estrutura do corpo humano é muito antigo. Com o passar dos anos, esse conhecimento foi transmitido de diversas formas chegando, hoje, a modelos anatômicos de plástico e modelos virtuais. Tais formas têm valor didático, mas não representam a anatomia real, com sua diversidade de variações anatômicas e similaridades visuais entre alguns tecidos in natura. Buscando um estudo anatômico que melhor represente a realidade do corpo, desde a década de 1960, o Museu de Anatomia Humana Prof. Dr. Renato Locchi, da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), possui um acervo de centenas de peças anatômicas cadavéricas para exposição organizada e em constante atualização.
O principal objetivo deste projeto de extensão vinculado ao Museu é difundir o conhecimento sobre a morfologia do corpo humano para a sociedade em geral, de forma gratuita, recebendo visitas de instituições de ensino fundamental, médio, técnico e superior, cursinhos pré-vestibulares, munícipes e os demais interessados. Ademais, esta extensão também confere aos alunos do curso de Biomedicina da UNIFESP a oportunidade de consolidar os conhecimentos da Disciplina de Anatomia Descritiva, além de servir como introdução à divulgação científica e relacionamento com o público leigo, que também são importantes para a carreira biomédica.
O projeto é desenvolvido em duas formas: no primeiro semestre de cada ano, os discentes do 1° termo do curso de graduação em biomedicina (UNIFESP/EPM) realizam visitas monitoradas ao museu; no segundo semestre, um aluno do 2° ano da biomedicina recebe os visitantes. Todos os grupos de visitantes agendam a visita previamente, com preferência a instituições públicas. Paralelamente e durante todo o ano, o discente do 2° ano também desenvolve melhorias para o museu, organizando as peças do acervo e identificando as que precisam de reparos, preparando materiais informativos sobre o museu e mantendo o registro de visitantes.
O histórico do projeto evidencia a procura pelo conhecimento acerca do corpo humano. Tradicionalmente, esse conhecimento alcança somente os cursos da área de saúde, porém este projeto ultrapassa essa fronteira, difundindo conhecimento anatômico à população em geral.
Lucas Pina Rodrigues - 2023 | Biomedicina - T56;
Sávio Di Stasi Zanon - 2024 | Biomedicina - T57;
Maysa de Carvalho Domingos - 2025 | Biomedicina - T58.
O Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX) da UNIFESP é financiado por recursos da própria universidade, provenientes do orçamento destinado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (ProEC). Visa incentivar estudantes de graduação, regularmente matriculados na UNIFESP, a participarem das atividades de extensão universitária, com vistas a promover a formação cidadã, amparada na indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.