Anatomia, ramo da ciência que estuda a forma, a estrutura e o valor funcional dos diferentes órgãos constituintes do corpo humano, é uma das mais importantes disciplinas para os cursos de medicina, biomedicina, fonoaudiologia, enfermagem, tecnologia em saúde, entre outros como fisioterapia, nutrição, educação física e odontologia.
Em muitos desses cursos, o estudo anatômico ocorre no primeiro ano da grade curricular e serve como base para disciplinas na área clínica. Além dos alunos de graduação, os profissionais formados na área de saúde e que realizam residência retornam ao laboratório de Anatomia Humana para rever conteúdos e treinar eventuais procedimentos cirúrgicos como, por exemplo, cirurgias artroscópicas de joelho, tornozelo e ombro, cirurgias plásticas e outros procedimentos em órgãos internos.
À medida que a ciência avança, é essencial que os profissionais nas diversas áreas da saúde realizem estudos anatômicos cada vez mais especializados. E isto só se torna possível com a disponibilidade e utilização de cadáveres humanos para estudo e pesquisa científica. Este é o objetivo único deste Programa de Doação de Corpo.
Os legados anatômicos resultantes destes estudos são indispensáveis, visto que cada um contribui diretamente para novos entendimentos.
O Programa de Doação de Corpo da Universidade Federal de São Paulo está comprometido com a excelência em pesquisa científica e educação. Enquanto o foco principal do programa é obter o cadáver humano para proporcionar melhor estudo educacional e científico, nós nos esforçamos para administrar o referido Programa de uma forma eficiente, legal e com atitude de total respeito que deve caracterizar qualquer profissional da área de saúde. Em contato com os doadores registrados no Programa de Doação de Corpo ou com as famílias do doador, após sua morte, nós podemos perceber que o serviço tem mostrado plena aceitação e eficácia.
Anualmente, os responsáveis pelo Programa de Doação de Corpo organizam um evento comemorativo para as famílias dos doadores, como forma de agradecimento. O culto ecumênico consiste em uma pequena celebração, onde representantes das diversas crenças religiosas abordam aspectos sobre a vida e a morte do ponto de vista das religiões. Um membro do corpo docente fala sobre a importância de cada doação e o benefício que as doações representam à educação e pesquisa. Após a cerimônia há uma confraternização que permite a alunos, docentes, técnicos e as famílias compartilharem histórias e troca de experiências.
Um convite é enviado aos familiares dos doadores (via telefone e e-mail). Entretanto, todos são bem-vindos a participar do encontro.
Nós, servidores públicos da Disciplina de Anatomia Descritiva e Topográfica da Universidade Federal de São Paulo, desejamos expressar nossa gratidão aos homens e mulheres que doaram seus corpos como parte do Programa de Doação de Corpo.
Esses indivíduos e suas famílias merecem nosso mais profundo e respeitoso agradecimento pela grandeza do ato, que se transforma no presente mais valioso para o ensinamento aos nossos alunos, além de permitir um desenvolvimento ímpar do nosso conhecimento profissional e de nossa apreciação da dignidade da vida humana.